Ponte sobre Rio Almada estreia inaugurações das obras do Complexo do Porto Sul

Publicado: 01 de setembro de 2021

Rosemberg participa da entrega do equipamento e parabeniza governador pelo recorde de investimentos no Litoral Sul

Ao lado do governador Rui Costa, o líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quarta-feira, 1º, da inauguração da ponte sobre o Rio Almada, em Ilhéus.

“A constante presença do governador Rui Costa no Litoral Sul é reflexo das inaugurações e dos intensos investimentos que a sua gestão faz na nossa região. Parabéns governador Rui Costa por dar forma a mais este projeto que vai proporcionar desenvolvimento à nossa região”, afirmou o deputado Rosemberg, principal interlocutor do Litoral Sul – legitimado com a maior votação do território – junto ao Legislativo baiano e ao Governo do Estado.

A obra é a primeira a ser entregue dentre as antecedem a construção Porto Sul. As intervenções iniciais avançaram 40%, estão em andamento: 13 quilômetros de vias, rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais.

Na oportunidade, Rui anunciou a requalificação da BA-001, entre Ilhéus e a Ilha de Itaparica, que tem investimento previsto de R$ 100 milhões. “Hoje é o primeiro passo de um projeto que terá grande impacto econômico não somente para Ilhéus e Itabuna, mas para todos os municípios da região. E nós estamos aumentando esse investimento com a requalificação completa da BA-001, de Nazaré até Ilhéus, passando por Valença, Itacaré e entrando no chamado litoral norte de Ilhéus, e do sistema norte de Ilhéus, onde faremos um sistema duplicado, com quatro pistas em vários trechos. Portanto, teremos uma infraestrutura nova para acessar o porto e para o desenvolvimento do turismo”, declarou o governador.

Porto Sul

Em parceria com o Governo do Estado, o Porto Sul vai receber investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e poderá atracar navios de até 220 mil toneladas. Juntos, os projetos da Mina Pedra de Ferro e do Porto Sul vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.