“Os municípios não são ilhas, eles precisam ficar unificados”, defende Rosemberg em posse da nova diretoria da Amurc

Publicado: 30 de janeiro de 2021

Legitimado pelos votos obtidos do Litoral Sul e Médio Sudoeste baiano como principal interlocutor político das duas regiões, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), representando o governador Rui Costa (PT), prestigiou nesta sexta-feira (29), no Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna, a eleição, por aclamação, da nova Diretoria Executiva da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc). A entidade municipalista passou a ser presidida pelo prefeito de Itajuípe, Marcone Amaral (PSD).

Em seu discurso, o líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) declarou que a Amurc fortalece os municípios e promove o desenvolvimento regional. “Os municípios não são ilhas, eles precisam ficar unificados e a Amurc é uma associação de articulação política que faz a unificação e o relacionamento com as instituições”, afirmou.

Prefeitos de Itororó, Paulo Rios, e de Itarantim, Fábio Gusmão, participam de evento

Prefeitos de Itororó, Paulo Rios, e de Itarantim, Fábio Gusmão presentes

Rosemberg destacou ainda que o Estado incentiva os consórcios intermunicipais como forma de descentralizar o poder e fortalecer o elo entre entre as gestões municipais, através das suas virtudes e ações para sanar problemas comuns. “Trago um abraço do governador Rui Costa, que mandou um recado para Lero [Cunha, ex-presidente] parabenizando o trabalho e, para Marcone [Amaral], pediu para informá-lo que ‘vai agendar uma reunião com os consórcios e as associações que representam os municípios’, porque ele entende que desta maneira podemos fazer mais e melhor pela nossa região”, reforçou o líder governista.

São exemplos da iniciativa estadual, os repasses de maquinários, considerados caros para aquisição individual de um município, como pás carregadeiras, rolos compactadores, motoniveladoras e caminhões para uso conjunto das cidades consorciadas, assim: demandas e custeio são compartilhados.

AMURC

A Amurc foi criada em 21 de novembro de 1984, com o objetivo inicial de representar os municípios produtores de cacau da região Sul da Bahia. Atualmente, serve como instrumento dos gestores municipais consorciados nas áreas de resíduos sólidos, infraestrutura e políticas de desenvolvimento sustentável, econômico e social das populações de cinco Consórcios Públicos dos Territórios de Identidade do Médio Sudoeste, Litoral Sul, Costa do Descobrimento e Extremo Sul.

Fazem parte da Amurc os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Camamu, Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongogi, Ibicaraí, Ibicuí, Ilhéus, Iguaí, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Itororó, Jussari, Maraú, Mascote, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, Ubaitaba, Uruçuca.