Novembro Negro: Audiência Pública discutirá intolerância religiosa

Publicado: 22 de novembro de 2021

Foto: Divulgação

São Francisco do Conde sediará o debate

Parlamentares, das esferas estadual e federal, gestores públicos, lideranças religiosas e representações sociais participarão de um importante debate, nesta quarta (24), às 9h, sobre genocídio biomítico dos povos tradicionais de matriz africana. O tema, que traduz a prática criminosa de intolerância religiosa, como depredação ou agressão física a espaços ou símbolos considerados sagrados, será tratado de forma ampla e propositiva pelos participantes. A Audiência Pública acontecerá de forma presencial, na Câmara Municipal de São Francisco do Conde, remota, via plataforma Zoom, e com transmissão ao vivo pela TV Alba.

A Audiência Pública é uma realização conjunta entre a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e o Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana (Fonsanpotma). Vale ressaltar que o Recôncavo Baiano é a região com maior número de Unidades Territoriais Tradicionais – UTT (terreiros) no estado e, apenas em São Francisco do Conde, existem cerca de 45 templos.

Deputado mais votado da localidade, Rosemberg Pinto (PT), parabeniza pela iniciativa e vai além além da defesa do tema. “Debater intolerância, discriminação racial, é algo que deve ser prioridade do parlamentar democrata, progressista e essa audiência pública cumpre uma tarefa muito importante, inclusive no mês de novembro, que é da consciência negra”, avalia.

Para o coordenador do evento, Samuel Azevedo, a expectativa é de envolver também líderes de outras religiões. “Queremos ampliar o debate e tornar esta uma atividade de consenso, fruto de uma relação pacífica”, considera o também representante do Fonsanpotma e da África 900. Dentre as proposições do movimento, está a criação de mais uma ferramenta de defesa, como uma comissão mista parlamentar.

Por Ana Paula Loiola