Nordeste de Amaralina: Deputado Rosemberg lamenta a morte de Mãe Dina de Oyá

Publicado: 01 de outubro de 2020

O deputado estadual Rosemberg Pinto lamentou o falecimento de Dinorá Florença dos Santos, popularmente conhecida por “Dona Iaiá”, ou ainda, Mãe Dina de Oyá, aos 77 anos, no último dia 30 de setembro, no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, local onde nasceu, cresceu e veio a óbito.

Em moção de pesar apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Rosemberg ressaltou o pertencimento de Mãe Dina de Oyá ao bairro do Nordeste de Amaralina, legitimado desde a sua ascendência com a sua avó D. Senhora que foi uma das primeiras baianas de acarajé e essencial à fundação da Escola de Samba Diplomatas de Amaralina, em 1966; que segue com a líder comunitária Jairan Santos, popular ‘Dekka Direitinha’, fundadora do Bloco As Direitinhas.

Mãe Dina de Oyá foi criada dentro do candomblé, onde presenciou rituais de cura, preparação de remédios e despertou o dom de rezadeira e curandeira. Após a morte da sua avó ela começou a pôr em prática as atividades de curandeira, caridade e conselheira. Figura ilustre da Caminhada do Povo de Santo do Nordeste de Amaralina e definia o evento como um instrumento de conscientização sobre as tradições do candomblé.

“Quem sentia fome sempre encontrava um prato de comida da Dona Iaiá. Com muito esforço e amor, conseguia ajudar aos que necessitavam e seu grande sonho era ter a sua própria ONG para conseguir fazer ainda mais”, recordou Rosemberg.

“Onde estiver, ela olhará por todos da sua família, amigos, pela sua querida comunidade do Nordeste de Amaralina, a qual sempre lembrará do seu trabalho de amor”, afirmou o parlamentar, consternado.