Museus reabrem hoje (17) com protocolos rígidos de segurança

Publicado: 17 de agosto de 2021

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17), a Bahia reabre seus museus para visitação, com uma programação rica e diversificada, mas com a adoção de protocolos rígidos de segurança e controle. A data comemorativa e o retorno das atividades foram lembrados pelo deputado estadual e sociólogo, Rosemberg Pinto, que reitera a importância da valorização desses equipamentos que, segundo ele, remontam a história de um país, uma cidade e estado.

“Estou feliz com a reabertura dos museus, espaços importantes para rememorizar fatos da nossa história, onde é possível apresentar diversos produtos culturais da sociedade. Em função das medidas restritivas, tivemos – lamentavelmente – o fechamento desses equipamentos museológicos, mas a reabertura oportuniza não apenas a visualização, mas a reflexão desse período e sobre nós mesmos. O ambiente é muito propício para refletirmos, por exemplo, o quão ficamos distantes e o quão fizeram falta esses encontros” declarou o parlamentar, líder de Governo e também membro titular da Comissão de Cultura.

Ainda segundo ele, uma sociedade tem a sua história de formação política, social e do patrimônio material e imaterial, que precisa ser cuidada, e essa responsabilidade é de todos. “Precisamos romper com o paradigma de que quem tem que cuidar do patrimônio é o Estado. Óbvio que a população mais carente não pode cuidar desse equipamento porque precisa sobreviver, mas tem muita gente que acumulou bastante em vida e que pode ajudar a cuidar desse patrimônio que é da humanidade. O Estado tem que ser o guardião desses equipamentos, mas cumpre a toda sociedade e, principalmente, aos mais favorecidos, numa parceria com o Estado, garantir que a história não seja destruída”, argumenta Rosemberg Pinto.

Administrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – IPAC, os museus retornam com horários de funcionamento diferenciados, seguindo todas as regras de prevenção ao Covid-19. Na capital, apenas o Museu de Arte da Bahia, o Palacete das Artes e o Museu de Arte Moderna da Bahia reabrem hoje (17). No interior, o Museu do recolhimento dos Humildes, em Santo Amaro, e o Parque Histórico Castro Alves, em cabaceiras do Paraguaçu voltam a funcionar no dia 19. As ações e divulgação dos acervos, até então, eram desenvolvidas nas redes sociais.
“A gente está muito feliz, de uma forma geral, e queríamos parabenizar todos os servidores por cuidarem e montarem todas estratégias para esse retorno. Viemos monitorando os protocolos, desde o ano passado e, sem dúvida, esse é o momento mais seguro, não só para o servidor, mas para a população”, avalia o diretor geral do Ipac, João de Oliveira. A reabertura, segundo ele, será de forma gradativa e segura. Dentre as medidas adotadas, estão a adoção de um número máximo de pessoas por ambiente (proporcional ao espaço) e a higienização completa do local, a cada duas horas, seguida por um intervalo de 30 minutos, para reabertura da visitação. As áreas abertas, comum a maioria dos museus, também são convidativas e asseguram o distanciamento. “Queremos abraçar a sociedade nesse momento, que viu na Cultura uma válvula de escape. A sociedade estava demandando o retorno das atividades e a data não poderia ser mais oportuna e simbólica que essa”, conclui.

Na programação, destaca-se a exposição o Museu de Dona Lina – em homenagem ao legado de Lina Bo Bardi, no Mam. O espaço está sob nova direção de Pola Ribeiro. “Pola é extremamente cuidadoso e conhecedor da história e da cultura, está fazendo um excelente trabalho. Sei que temos algumas reivindicações da comunidade no entorno do MAM e o Estado dará toda a atenção necessária para que tenhamos uma relação amistosa entre o equipamento, que representa a história da Bahia e do Brasil, e a comunidade. Não podemos politizar, precisamos encontrar caminhos que solidifiquem essa harmonia”, reconhece o deputado Rosemberg Pinto.

Por Ana Paula Loiola / Ascom