Mandato de Rosemberg participa de ato em defesa da Petrobras

Publicado: 19 de julho de 2019

O mandato do deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou nesta sexta-feira (19) do ato de protesto contra a privatização da Petrobras e da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), o ato aconteceu no Trevo da Resistência, localizada na cidade de São Francisco do Conde, na região metropolitana de Salvador, e reuniu cerca de mil funcionários da empresa.

Na manifestação organizada pelo Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro-BA), foram discutidas questões que dizem respeito ao desmando e à política entreguista do governo Bolsonaro em relação à Petrobras e suas refinarias. Os trabalhadores foram categóricos ao afirmar que não vão aceitar qualquer iniciativa no sentido de venda da estatal.

Mesmo estando em viagem com o governador Rui Costa, Rosemberg – que é petroleiro aposentado – fez questão de estar presente no movimento através de seus assessores Sérgio Freitas (também funcionário aposentado da empresa e ex-diretor do Sindipetro-BA) e Antônio Carlos.

Em abril do ano passado, a Petrobras chegou a anunciar a venda de 60% da Refinaria Landulpho Alves (RLAM). A medida foi suspensa em julho, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que proibiu o governo federal de vender ações de estatais sem aval do Congresso Nacional. Já a venda total da refinaria foi confirmada pela empresa em abril deste ano. Se nada for feito, o processo de privatização deve ser concluído em até um ano e meio.

Participaram do ato a Federação Única dos Petroleiros (FUP); a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP); representantes dos Sindipetro de todo o país; José Pinheiro, diretor do Sindiquímica-BA, além do deputado federal Nelson Pelegrino.