Litoral Sul: Rosemberg quer revitalização da Bacia Hidrográfica do Cachoeira

Publicado: 18 de maio de 2021

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) protagoniza uma importante luta na defesa da revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio Cachoeira que, juntamente com o Rio Almada, dão suporte principal ao abastecimento de todo o Litoral Sul da Bahia. Com a proposta de fortalecer o projeto, com ações de curto, médio e longo prazos que garantam a recuperação, o equilíbrio hídrico e vitalidade, o parlamentar articula uma visita técnica na próxima semana.

A ideia é reunir representantes de secretarias e órgãos competentes, de todas as esferas, prefeituras e de entidades como a Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), de centros comerciais, além das universidades, que já têm uma importante contribuição na causa.

No que se refere a inadequação de todo o tratamento de esgoto, comprovado em pesquisas, o parlamentar argumenta. “Precisamos cuidar desse recurso natural tão necessário. O desequilíbrio só tende a prejudicar. Juntos, encontraremos saídas e ações práticas, com base nos estudos”, enfatiza Rosemberg.

Importância

A Bacia do Cachoeira tem 4,6 mil quilômetros de extensão e está situada no Litoral Sul da Bahia, implantando-se nas Bacias da Região Leste, em escala estadual, e na Bacia do Atlântico Leste, em nível nacional. Formada pelo Rio Cachoeira, principal rio, e pelos rios Salgado, Colônia e Cachoeira e seus tributários, a Bacia abrange 11 municípios e uma população estimada em 800 mil habitantes.

O Rio Cachoeira se origina no encontro dos rios Salgado e Colônia e cursa uma distância de aproximadamente 50 quilômetros. Seu percurso médio banha as cidades de Itabuna e Itapé e seu segmento final, antes da sua embocadura, cursa uma parte chamada de Coroa Grande, onde confluem os rios Itacanoeira e Santana, na cidade de Ilhéus. Seus afluentes principais são o rio Piabanha e o ribeirão Cinco Porcos.

Por Ana Paula Loiola / Ascom