Líder do Governo na Alba e cientista político, Rosemberg avalia que comemoração de pesquisa é precipitada

Publicado: 21 de julho de 2021

Foto: Sandra Travassos ALBA

O líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT), sugeriu cautela, nesta quarta-feira (21), aos líderes da bancada de Oposição do Legislativo baiano sobre uma vantagem – apontada por pesquisa – do ex-prefeito ACM Neto (DEM) em relação ao senador Jaques Wagner (PT) em uma eventual disputa pelo Governo da Bahia em 2022.

“Se pesquisa vale como resultado para ACM Neto significa que vossas excelências já acreditam que o ex-presidente Lula será o próximo presidente da República”, provocou o petista, ao anunciar a vinda do ex-presidente Lula na Bahia na próxima semana.

Última pesquisa DataFolha, divulgada há duas semanas, mostrou aumento da vantagem de Lula sobre Bolsonaro para 2022 – 58% contra 31% no 2º turno.

Cientista político formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Rosemberg defendeu que a pesquisa é uma leitura do momento.

“As pesquisas que vêm acontecendo na Bahia nos últimos meses e anos mostram um crescimento do senador Jaques Wagner em uma expectativa da eleição daqui há 15 meses e uma queda da intenção de votos para o ex-prefeito”, analisou.

Para Rosemberg, o ex-prefeito está em campanha desde que deixou a Prefeitura e usou dos meios de comunicação da família para, durante oito anos, elucidar suas ações positivas e neutralizar ou negativar os adversários políticos. “Porém, o resultado é decrescente daquilo que se apropriava há meses”, reforçou.

Em 2014, o ex-governador Paulo Souto (DEM) também comemorou os resultados das pesquisas, mas Rui Costa venceu no primeiro turno aquela Eleição.