Itambé: deputado Rosemberg comemora investimentos de R$ 3,5 milhões em obras de abastecimento e saneamento

Publicado: 21 de maio de 2019

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), acompanhado do prefeito de Itambé, Eduardo Gama, e do vereador Domingos Freitas, Domingão como é conhecido, participaram, nesta segunda-feira (20), da assinatura de contrato entre a Embasa e a prefeitura do município para ampliação do abastecimento de água e obras de saneamento básico.

O convênio, que tem validade de 30 anos e terá as metas repactuadas a cada 48 meses, garante investimentos nesse período inicial de R$ 3,5 milhões em obras para o bairro Jardim Vitória e a construção do barramento do Rio Pardo.

O deputado Rosemberg, principal interlocutor do município junto ao governo Rui Costa, afirmou que Itambé celebra uma parceria importante com a Embasa. “A Embasa é a concessionária para fornecimento de água e saneamento. De outro lado, a prefeitura ganha a implantação do esgotamento sanitário de todo um bairro mais construção do barramento do Rio do Pardo com a oportunidade para daqui a quatro anos novos investimentos podem chegar para a cidade. É uma parceria que ganha a Embasa e ganha o município”, comemorou o parlamentar.

O prefeito Eduardo Gama afirmou que priorizou as obras mais importantes para serem executadas na cidade. “O esgoto corre a céu aberto no Jardim Vitória, então o saneamento básico do bairro já deverá começar a ser feito ainda este ano, assim como a construção do barramento do Rio Pardo. Essa conquista é uma luta histórica do município e que graças ao nosso trabalho – junto com o do deputado Rosemberg – proporcionou que isso acontecesse”, pontuou.

Hoje um dos maiores bairros da cidade, com cerca de 2 mil pessoas, o bairro Jardim Vitória nasceu de forma desestruturada, oriunda de uma invasão, o que dificultava a administração municipal de realizar atividades nas áreas de água, esgoto e energia no local. A obra da Embasa vai resolver não só um problema ambiental, já que os dejetos deixarão de serem despejados no Rio Verruga, como também de saúde, pois com o esgoto tratado o risco de doenças cai vertiginosamente. Já o barramento, como enfatizou o vereador Domingos Freitas (Domingão), vai melhorar a vida de toda a população de Itambé.