IRDEB apresenta em audiência na ALBA a TV Educa Bahia

Publicado: 06 de abril de 2021

Novo canal público, gratuito, com sinal aberto, disponível 24 horas por dia, 7 dias vai auxiliar estudantes no retorno às aulas remotas

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta terça-feira (6), da audiência pública virtual promovida pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) para apresentação do novo canal digital TV Educa Bahia pelo subsecretário da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Danilo Souza e o diretor-geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves.

Na avaliação do titular da Comissão, Rosemberg Pinto a TV Educativa da Bahia (TVE Bahia) já é referência de produção de conteúdo que é replicado para todo o Brasil e a audiência pública serviu para “mostrar as oportunidades que nós temos com IRDEB e como a TV pode levar, não só a educação formal, mas também cultura, entretenimento e conhecimento para a população”, afirmou.

“Momento de unidade muito dentro da casa entre os deputados da base do governo e os deputados base da oposição, estamos unidos nessa caminhada contra a pandemia na busca da retornada das aulas de forma que garanta o aprendizado à nossa juventude”, destacou o líder governista, Rosemberg sobre a sintonia dos deputados no período da pandemia.

O novo canal digital TV Educa Bahia iniciou suas transmissões no dia 1 de março com a exibição de conteúdos educativos e aulas, todos os dias, durante 24 horas. A iniciativa faz parte das ações para retorno às aulas do ano letivo 2020/2021, com ensino 100% remoto – nesta primeira fase. Os conteúdos educacionais são criados pela Rede Estadual de Educação e parceiros, como o Canal Futura e a TVE Bahia.

Legado: Para Danilo Souza, mesmo com o fim da pandemia, a TV Educa Bahia vai permanecer como uma conquista para educação baiana. O novo canal de TV pública do Estado foi construído com auxílio da experiência dos 35 anos da TVE Bahia e dos quase 10 anos do Programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec). “Será um legado de um canal exclusivo que foi denominado de TV Educa Bahia que se propõe a ser um grade laboratório, um centro de estudo, de pesquisa e de produção de conhecimento. A Bahia já tem uma experiência importante a través do Emitec que atestamos a qualidade quando monitoramos o desempenho dos estudantes servidos pelo Emitec enquanto suporte tecnológico, ensino e a aprendizagem, eles estão na média e acima da média, mesmo não tendo a presença contínua do educador, que é fundamental”, reforçou.

A TV Educa Bahia está presente em diversos municípios e em todos os 27 Territórios de Identidade, já atingiu 66% dos estudantes do ensino médio, com alcance de 87,65% dos estudantes da educação profissional. Segundo o diretor-geral do IRDEB, outros estados, a exemplo do Maranhão, tem buscado realizar parceria com a TVE e TV Educa Bahia para levar conteúdo para os maranhenses. “Esta inovação de uma nova TV pública já chama a atenção de outros estados que tem nos procurado pra entender o que nós fizemos diante da importância do momento que estamos vivendo e do papel que só uma TV pública pode cumprir”, frisou Gonçalves.

Na oportunidade, também foi apresentado o Portal Integrado de Salas Virtuais (PISV) criado, em 16 de março de 2020, pelos estudantes Luís Henrique Santos (bacharelando em ciências da computação) e Thiago Alves (licenciando em pedagogia), ambos egressos da rede pública.

O portal é um serviço gratuito que atende alunos, professores, gestores e coordenadores pedagógicos para as escolas trabalharem virtualmente como se estivessem trabalhando presencialmente, mas com respeito as limitações do ambiente remoto.

Além dos citados, participaram da reunião virtual: a presidente do colegiado, a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB), membros da Comissão e outros parlamentares da Casa; a deputada federal Lídice da Mata (PSB), representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sindicato dos Professores da Bahia (APLB-Sindicato) e do Fórum Estadual de Educação.