Gasoduto Sudoeste é alternativa para desenvolvimento industrial na região

Publicado: 06 de maio de 2021

O deputado estadual e líder da Maioria, Rosemberg Pinto, comemora o avanço nas obras do Gasoduto Sudoeste, ao tempo que valida a estratégia do Governo do Estado de interiorização do serviço de distribuição de gás natural. Para o parlamentar, a criação de uma infraestrutura energética, voltada para o desenvolvimento industrial do estado, é algo extremamente assertivo. “Precisamos mudar um pouco a cadeia energética, valorizando as produções eólica e de gás natural, uma vez que a base elétrica é cara e não estimula o desenvolvimento industrial. Acredito que a construção do gasoduto crie novas oportunidades de desenvolvimento na região”, avalia. Ainda segundo ele, a ligação permitirá atender setores econômicos importantes da região, em potencial, como a indústria de mineração e os segmentos automotivo e comercial.

O Gasoduto conta com um investimento de R$ 390 milhões e liga Ipiaú a Brumado, passando por municípios como Jequié e Maracás, podendo chegar também a Conquista, Itapetinga e Caetité. Trata-se da maior obra do tipo no Nordeste e segunda maior do País, com 300 quilômetros de extensão e capacidade de fornecer 400 m³ por dia. Operacionalizada pela BahiaGás, empresa de economia mista controlada pelo Governo do Estado, a obra integra um pretensioso plano de expansão da companhia.

Segundo o diretor-presidente da Bahiagás, Luiz Gavazza, a obra está sendo executada em três etapas, com as respectivas linhas: Itagibá – Jequié; Jequié- Maracás e Maracás – Brumado. “Estamos retomando as obras do primeiro trecho, em função de uma judicialização da empresa, inicialmente vencedora. Já superamos essas questões judiciais e já demos Ordem de Serviço ao Consórcio Sudoeste, que foi licitado para executar essas obras remanescentes do primeiro trecho. O segundo trecho está sendo preparado, no que se refere ao licenciamento ambiental, à anuência com os municípios, bem como às tratativas com os proprietários, para podermos adiantarmos as obras do segundo trecho, cuja empresa também já foi licitada”, atualiza Gavazza.

Ele ainda ressalta o esforço da Companhia na diversificação do portfólio de supridores. “Buscando gás natural de produtores independentes, vamos movimentar a economia da Bahia”, prospecta. Ele ainda anuncia a retomada da produção de fertilizantes nitrogenados, e do consequente aumento na geração de empregos e arrecadação do estado. Segundo a companhia, o Sudoeste da Bahia é uma região com grande consumo de energia, e há perspectiva de implantação de novas unidades fabris e de mineração nos próximos anos.

Por Paula Loiola / Ascom