Deputado Rosemberg parabeniza Festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação, que se tornou Patrimônio Cultural do Brasil

Publicado: 13 de junho de 2019

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) parabenizou a Festa do Bembé do Mercado, em Santo Amaro da Purificação, que se tornou Patrimônio Cultural do Brasil.

A festa relembra a resistência, a luta pela liberdade e a abolição da escravatura no Brasil. Realizada desde 1889, é considerada como o maior candomblé de rua do mundo, com o envolvimento de mais de 40 terreiros.

“O povo negro, o baiano e os santo-amarenses conquistam essa vitória de reconhecimento desta manifestação. Amplamente estudada, fotografada e admirada por todo o mundo, o Bembé do Mercado pode ser considerado como a exaltação de quem quebrou as amarras da escravidão. Certamente, um sentimento ancestral que dá força e orgulho ao povo do Recôncavo”, declarou o parlamentar petista.

O Governo do Estado, via Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), tombou, desde 2012, o Bembé do Mercado como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Santo-amarense: o deputado Rosemberg recebe, na próxima sexta-feira (14) – data magna que celebra a entrada da cidade na luta pela Independência do Brasil, em 1822, o título de cidadão honorário de Santo Amaro. O evento será às 18h30, no Auditório do Centro Educacional Teodoro Sampaio.