Em entrevista, Rosemberg avalia política regional e ações contra a novo coronavírus

Publicado: 20 de maio de 2020

Em entrevista, o deputado estadual Rosemberg Pinto abordou novas ações do Governo do Estado da Bahia de combate ao novo coronavírus (COVID-19) como a aquisição de 256 equipamentos para criação de novos leitos de UTI e a reabertura do Hospital AMEC, no Litoral Sul; defendeu o alinhamento da base do governador Rui Costa para disputa das eleições municipais, além de criticar o descaso do presidente em relação as vítimas do coronavírus.

Durante a live com o diretor do site “Políticos do Sul da Bahia”, João Matheus, nesta quarta-feira (20), com destaque para o Litoral Sul, o deputado Rosemberg parabenizou a reabertura, pelo Governo do Estado, do Hospital AMEC, em Camacan, para ser mais uma unidade exclusiva de tratamento da coronavírus na região, além da chegada de 159 respiradores mecânicos e 100 monitores multiparamétricos para novos leitos de UTI em todo o estado.

Soma-se às iniciativas na região: novas ambulâncias para os municípios de Camacan, Ilhéus, Itabuna e Itacaré e centros de atendimento de triagem aos pacientes com sintomas de coronavírus nos municípios de: Ilhéus, Itacaré e Camacan.

O estado segue abaixo da tendência de propagação do vírus com ações para manter o isolamento social como a bolsa de R$ 500 a pacientes com Covid-19 hospedados em centros de acolhimento, isenção do pagamento das contas de energia elétrica e de água aos mais pobres, vale-alimentação para alunos da rede estadual; obrigatoriedade e distribuição de máscaras.

A nível nacional, o parlamentar disse que o presidente Jair Bolsonaro brinca e faz piada com a expansão do coronavírus. “No dia [10/05] que batemos a casa de 10 mil pessoas que foram a óbito por conta da infecção. Ao invés dele fazer manifestações no sentido de se solidarizar com os familiares e de usar deste argumento para que as pessoas no Brasil inteiro fiquem em casa e usar máscara”, exemplificou.

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Litoral Sul

Sobre Itabuna, Rosemberg criticou o Partido dos Trabalhadores (PT) por não lançar um nome para a disputa da prefeitura. “Itabuna é uma cidade referência e precisávamos ter uma posição mais consolidada”, e complementou que vai “ajudar a eleger a bancada de vereadores do meu partido”.

Para Ilhéus, defende a união das três principais legendas, “em torno do melhor nome para disputar contra o candidato de Neto”, ainda que tenha preferência pelo correligionário Nilton Cruz.

Já em Coaraci, Rosemberg é favorável a candidatura da ex-prefeita Josefina, “o melhor nome para disputar as eleições e tem a melhor performance”, argumenta. Em Ibicaraí, “temos que nos juntarmos e escolher o favorito entre o ex-prefeito Lenildo e o prefeito Lula Brandão”, na percepção do deputado Lenildo tem vantagem.

Médio Sudoeste

Em Itapetinga, o parlamentar tem o ex-prefeito Zé Carlos Moura como “o melhor nome para fazer uma composição e disputar com o atual prefeito, que não está bem”, alfinetou.

Enquanto em Itororó, Rosemberg considera que o prefeito Adauto Almeida, com sua gestão bem avaliada e concorre à reeleição, o PT e o PC do B tem como opositores os aliados de ACM Neto e afirma que o PT e, certamente, nem o PC do B vão compor com os demistas.