Em encontro, Sedur destaca avanços na malha viária de Salvador e diálogo sobre tratamento de resíduos sólidos

Publicado: 17 de maio de 2021

O líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), participou, na tarde desta segunda-feira (17), do encontro virtual entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur) e os parlamentares da base do governador Rui Costa (PT), em que foram apresentados projetos e ações da pasta.

A iniciativa é fruto da solicitação do governador Rui Costa (PT) com a articulação da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) e a bancada governista na Alba para “compreender as ações que foram executadas, as que estão em andamento e as projeções”, declarou Rosemberg.

Titular da Sedur, Nelson Pellegrino destacou os avanços na mobilidade urbana realizados pela secretaria na capital baiana com a Linha Azul que compreende a integração da Avenida Pinto de Aguiar à Avenida Gal Costa, duplicação da Avenida Gal Costa e a implantação da Ligação Pirajá x Lobato e a Linha Vermelha que faz a ligação entre a orla atlântica, na altura de Piatã, à BR-324, no trecho próximo a Águas Claras.

Em atendimento à Política Estadual de Resíduos Sólidos, em consonância com as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Sedur tem dialogado com os Municípios e os Consórcios Intermunicipais para corrigir a destinação e o tratamento dos resíduos sólidos. Conforme Pellegrino, “85% dos municípios não têm plano municipal de tratamento dos resíduos sólidos”, apontou.

A Sedur tem como objetivos promover o desenvolvimento urbano e regional no Estado da Bahia por meio de políticas de habitação, resíduos sólidos, mobilidade, equipamentos públicos e gestão territorial, visando a sustentabilidade das cidades e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes.

Rosemberg e o secretário da Serin, Jonival Lucas, adiantaram que estão trabalhando para realizar o próximo encontro, no dia 24 de maio, com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Na semana passada, a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) foi quem dialogou com os parlamentares baianos.

Por Ricardo Figueredo / Ascom