Deputado Estadual Rosemberg Pinto - Só mais um site WordPress

Em Comissão de Assuntos Territoriais, Deputado Rosemberg pede para que estudo da SEI seja balizador de debate

04 de outubro de 2017

O deputado Rosemberg Pinto (PT), membro da Comissão de Assuntos Territoriais da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), participou na manhã desta quarta-feira (4) da audiência pública que discutiu a questão sobre qual cidade será a responsável pela gestão dos bairros de Itinga, Cassange, Areia Branca e Barro Duro, envolvendo as cidades de Salvador e Lauro de Freitas.

Devido ao grande número de pessoas, a audiência teve que ser transferida para o plenário da Alba, tendo como maioria o grupo que clamava palavras em favor de decisão favorável à cidade metropolitana. A briga envolvendo as duas cidades acontece porque mesmo pertencendo – do ponto de vista territorial – a Lauro de Freitas, Itinga (maior bairro do município), Capelão, Barro Duro, Areia Branca, Cassange e Ipitanga constam por lei como sendo propriedade de Salvador.

Rosemberg Pinto voltou a sugerir o que poderá vir a ser o norte para a solução do problema: “O que baliza o nosso debate na Assembleia é a Lei que está tramitando a partir da apresentação que a SEI nos fez, mas como ele (o estudo da SEI) ainda gera algumas dúvidas, eu acho que é sobre isso que temos que nos debruçar”, declarou, em pronunciamento na tribuna durante a audiência.

Rosemberg_ComissaoTerritorial_0410

Presente no encontro, o especialista da SEI Walmar Batista explicou que sua equipe fez um estudo de campo e foi mapeado o limite que historicamente já vem sendo praticado por Salvador e Lauro de Freitas. “Sugerimos regularizar uma situação que de fato já acontece há décadas, mas o ideal é o consenso entre os municípios”, pontuou.

Já a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), foi incisiva em seu pronunciamento e disse que a lei vale para todos e que dividir Itinga para colocar parte para Salvador e parte para Lauro de Freitas é como dividir a Bahia: “Não estamos travando guerra entre as pessoas e entre os bairros, agora, a democracia tem que ser para todos”, defendeu.

Para Leia Brandão, que mora e trabalha no município de Lauro de Freitas, o impasse deve ser decidido através de um plebiscito, pois “é uma questão de identidade e de pertencimento, então, tem que ir para o povo” pontuou.

 

Ascom Deputado Rosemberg

(71) 3115-0938


Assuntos Relacionados



NEWSLETTER

Preencha os campos para receber os informativos do Deputado Estadual Rosemberg Pinto.

UN Comunicação Digital

Deputado Estadual Rosemberg Pinto - Todos os Direitos Reservados

Gabinete:Avenida 1, número 130, Centro Administrativo da Bahia , Edifício Wilson Lins,
Gabinete 203 , CEP - 41.745-001 - Salvador - Bahia - Brasil
Telefone - (71) 3115-7283 / Fax - (71) 3115-5508