Em audiência, deputado Rosemberg defende discutir caminhos para minimizar a desumanização dentro dos presídios 

Publicado: 11 de junho de 2019

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Rosemberg Pinto (PT), defendeu nesta terça-feira (11), durante Audiência Pública para tratar do encarceramento de jovens negros, a formação de uma força-tarefa para encontrar caminhos para minimizar a desumanização que ocorre dentro dos presídios.

Com o tema “Encarceramento da Juventude Negra”, o evento foi realizado pelas Comissões de Direitos Humanos e Segurança Pública e Especial da Promoção da Igualdade.

Ao lado dos parlamentares petistas Neusa Cadore, Fátima Nunes, Jacó, Robinson, da pessebista Fabíola Mansur e do psolista – bloco independente – Hilton Coelho, Rosemberg valorizou o debate como “um tema importante e caro para a sociedade” e definiu os pares da base governista como ouvidores do tema no Parlamento baiano.

“O encarceramento, lógico que ele tem uma conotação mais forte para a população negra, mais pobre, mas é um grande problema para a sociedade brasileira. O sistema penitenciário brasileiro está falido, não resolve o problema da ressocialização, muito pelo contrário, virou um ambiente extremamente hostil à ressocialização. Precisamos tratar essa questão de uma forma diferenciada”, defendeu.

A audiência ainda teve a participação de representações das Secretarias Estaduais de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), de Administração Penitenciária (Seap), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Ministério Público da Bahia (MP-BA), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Coletivo Incomode, Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas e Iniciativa Negra por uma outra Política de Drogas.