“É fundamental compreender como está sendo tocada a saúde no Estado”, diz Líder do Governo na Alba, em audiência com secretário Vilas-Boas

Publicado: 19 de março de 2019

Membros das Comissões de Saúde e de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) tiveram acesso, nesta terça-feira (19), ao Plano de Investimentos em Saúde do governo do Estado até 2023.

A exposição foi realizada pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, na sede da pasta, em uma ação de aproximação do Executivo com o Legislativo baiano.

O chefe da pasta também apresentou os avanços da eficiência no processo da Central Estadual de Regulação (CER) e o Centro de Comando e Controle da Saúde, que está em construção e será entregue a partir do segundo semestre deste ano.

“Estamos inovando com essas reuniões juntos às comissões, que servem para compreender como está a saúde na Bahia e como o estado pretende tratá-la nos próximos anos”, afirmou o líder do Governo na Alba, deputado Rosemberg Pinto (PT).

O parlamentar petista parabenizou os deputados da bancada de Oposição na Casa de Leis, presentes na audiência pública. “Em reuniões anteriores, só participavam colegas governistas. Isso demonstra um crescimento do interesse dos parlamentares em relação aos interesses da população e das ações de governo”, declarou Rosemberg.

Regulação

Conforme a Sesab, em 2019, a Central de Regulação atendeu mais de 40 mil solicitações e reduziu para menos de mil o número de pacientes internados que aguardavam por um procedimento, por isso o Ministério da Saúde e uma comitiva de saúde do estado de Goiás visitaram a Bahia para conhecer o modelo de gestão e o software de monitoramento da Central.

No âmbito da infraestrutura, está em construção o Centro de Comando e Controle da Saúde um prédio que recebe R$ 7,7 milhões em investimentos e terá três pavimentos distribuídos em mais de 2,3 mil metros quadrados e vai abrigar a nova sede da CER.

A regionalização do atendimento de assistência de média e alta complexidade é uma realidade com as construções das Policlínicas Regionais de Saúde. A Bahia já possui oito unidades em funcionamento e outras 11 estão em construção pelo Governo do Estado.

Para Rosemberg, os seus pares ficaram impressionados com número de ações, o aumento de leitos e de atendimentos e, principalmente, o avanço da atenção básica na Bahia. “Tenho convicção de que o maior investimento de saúde no Brasil ocorre na Bahia, em função dos depoimentos da população e dos profissionais da área que entendem que o governador Rui Costa e o secretário Fábio Vilas-Boas estão de parabéns pela quantidade de ações que ajudam a melhorar a vida dos baianos e das baianas”, concluiu.