Dia da Economia Solidária é lembrado por Rosemberg Pinto

Publicado: 15 de dezembro de 2021

No dia da Economia Solidária, nesta quarta-feira (15), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) parabeniza os milhares de trabalhadores que, organizados de forma coletiva, promovem o desenvolvimento econômico e sustentável no campo e na cidade.

“Todo o meu reconhecimento e apoio ao segmento e aos empreendimentos de autogestão, da agricultura familiar, comercialização ou prestação de serviços que representam um modelo includente, democrático e socialmente justo”, avalia o também sociólogo.

O parlamentar avalia que a estratégia implementada pelo governo da Bahia possibilita mais assistência técnica, oferta de crédito e apoio logístico à comercialização de produtos oriundos dos empreendimentos econômicos solidários. Desde de maio de 2019, um total de R$22 milhões foi investido pelo Governo em prol da política de economia solidária.

As ações de fomento são executadas pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), através da Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol) e um de seus principais serviços é a Assistência técnica a Empreendimentos Econômicos Solidários-EES, por meio do Centros Público de Economia Solidária (Cesol). Vale ressaltar que os Cesols são espaços multifuncionais públicos, de caráter formativo e cooperativo, que se destinam a articular oportunidades de fortalecimento, qualificação, capacitação e promoção do trabalho coletivo baseado nos princípios da Economia solidaria.

Atualmente, são 15 Cesol, atuando em 236 municípios, em 17 territórios de identidade da Bahia e aproximadamente 1920 EES (Cooperativas, associações e grupos) assistidos. No Brasil, o modelo movimenta, oficialmente, R$12 bilhões ao ano e possui 20 mil empreendimentos cadastrados. Pesquisas revelam que esse número é ainda maior.

Por Paula Loila / Ascom