Deputado Estadual Rosemberg Pinto - Só mais um site WordPress

Desafios e perspectivas do Sistema Petrobrás na Bahia são debatidos em audiência pública na ALBA

03 de agosto de 2017

A audiência pública “O Sistema Petrobrás na Bahia: Desafios e Perspectivas”, proposta pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), debateu e reuniu ações para buscar inibir o desmonte do Sistema Petrobras na Bahia, nesta quarta-feira (02), no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Rosemberg Pinto

O auditório lotado com mais de 300 pessoas assistiu aos posicionamentos que trataram das consequências da venda de diversos ativos da empresa estatal como 50% das Termelétricas Rômulo Almeida e Celso Furtado, e o anúncio da venda dos campos terrestres, da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) e do Terminal de Madre de Deus que afetarão diretamente mais de vinte municípios no estado.

A mesa foi plural e composta por representantes do Estado da Bahia, de municípios baianos, sindicatos, da educação, da construção naval, da engenharia, da economia, da mulher e da população.

DSC_2479

O deputado Rosemberg Pinto (PT) recepcionou todas as opiniões e definiu como resoluções da audiência criar a Frente de Governadores do Nordeste em defesa da Petrobras: O Governador Rui Costa será o representante nesta mobilização e vai agendar a participação sindical com estes governadores; a Frente dos Deputados Estaduais do Nordeste em defesa da Petrobrás: O Deputado Estadual, Rosemberg Pinto se colocou como responsável para realizar a reunião dos parlamentares e também tem como objetivo ampliá-la ao âmbito Federal dos representantes da região, a Frente de defesa da Petrobrás com representantes do Executivo, do Legislativo e da sociedade civil com a articulação da CUT-BA e a realização do seminário de energia, petróleo e gás com a coordenado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, dirigido por Jonas Paulo.

“Além desta mobilização institucional, é necessário, para conseguirmos retirar o foco do desmonte da Petrobrás mudar a direção do País. A nossa principal tarefa, além da defesa diária da Petrobrás, é fazer a defesa da democracia e lutar para que possamos ter, o mais rápido possível, as Diretas Já!”, constatou Rosemberg Pinto.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner apresentou um panorama histórico das lutas contra as privatizações da Petrobrás, Banco do Brasil e Caixa Econômica, à época do governo de FHC e elogiou a categoria petroleira e seu “papel fundamental que vai além da defesa dos seus postos de trabalho e do patrimônio nacional a Petrobrás”, disse.

DSC_2503

Já o economista e ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli demonstrou como a engenharia e indústria estão sendo destruídas por Temer. Exemplificou com o setor de refino de petróleo que “está sendo aberto e reorganizado para que outras empresas possam atuar. Além de mudanças profundas que estão sendo efetuadas no gás e energia”.

DSC_2505

O coordenador do Sindipetro Bahia, Deyvid Bacelar percebe que o início da destruição do Sistema Petrobrás pela Bahia visa afetar a economia austera e exemplar do governo Rui Costa. “Os golpistas querem dar início à destruição do Sistema Petrobrás, onde ele começou, ou seja, na Bahia. Eles também não suportam o fato de o nosso estado ter um governo de esquerda que vem realizando uma gestão eficiente, e tentam fragilizar a economia da Bahia para afetar a gestão petista”.

DSC_2494 - Cópia

O prefeito de Catu (Território de Identidade Litoral Norte Agreste Baiano) e presidente do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável, Geranilson Requião afirmou que os 12 municípios da região cujas economias tem participação significativa da Petrobrás foram prejudicados. “Catu foi quem mais sofreu com o fechamento de várias empresas. Tivemos a redução de 697 postos de trabalho desde 2016 e quase 2 mil empregos a menos nos 12 municípios”, reclamou.

DSC_2512

Em continuidade a agenda de mobilizações contra o desmonte da Petrobrás ocorre o XVII Congresso Nacional da FUP, em Salvador, de 03 e 06 de agosto; e por fim, como salientou o deputado Rosemberg Pinto, para alcançar o sucesso desta causa, “além das atividades institucionais é fundamental a participação popular” com mobilização, apoio e exigência de resultados.

17-CONFUP

Composição da Mesa: Rosemberg Pinto – Deputado Estadual (PT), Jaques Wagner – Secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Deyvid Bacelar – Coordenador do Sindipetro Bahia, José Sérgio Gabrielli – Economista, professor titular licenciado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ex-presidente da Petrobrás; Jonas Paulo – Presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Cedro Silva – Presidente da CUT Bahia, Geranilson Dantas – Prefeito de Catu, Marco Antônio Amigo – Presidente do CREA Bahia, Marise Carvalho – Docente da FACED/UFBA, Elisangêla Araújo – Diretora executiva da CUT Nacional e Coordenadora de Formação e Educação Profissional da CONTRAFBRASIL/CUT, Júlia Garcia, Representante do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (SENGE-BA), da Marcha Mundial da Mulheres e Consulta Popular, José Maria Rangel – Coordenador da Federação única dos Petroleiros.
Presenças do(a)s Deputado(a)s estaduais: Zé Neto (PT), Luiza Maia (PT), Bira Coroa (PT), Maria del Carmen (PT), Alex Lima (Podemos) e Angelo Almeida (PSB); diversas autoridades políticas, centenas de petroleiros de todas as unidades do Sistema Petrobrás do Brasil e populares.

Fotos: Desafios e perspectivas do Sistema Petrobrás na Bahia são debatidos em audiência pública na ALBA


Assuntos Relacionados



NEWSLETTER

Preencha os campos para receber os informativos do Deputado Estadual Rosemberg Pinto.

UN Comunicação Digital

Deputado Estadual Rosemberg Pinto - Todos os Direitos Reservados

Gabinete:Avenida 1, número 130, Centro Administrativo da Bahia , Edifício Wilson Lins,
Gabinete 203 , CEP - 41.745-001 - Salvador - Bahia - Brasil
Telefone - (71) 3115-7283 / Fax - (71) 3115-5508