Deputado Rosemberg vai propor mutirão de saúde em São Francisco do Conde para atendimento oncológico

Publicado: 20 de março de 2019

Dando seguimento ao trabalho de articulação do mandato com os gestores municipais, o terceiro setor e o Governo do Estado, o deputado e líder da Maioria, Rosemberg Pinto (PT), recebeu em seu gabinete, hoje (20), representantes de organizações sociais, que prestam importantes serviços à população de São Francisco do Conde. Dentre as demandas de saúde apresentadas, está ampliação no atendimento aos pacientes oncológicos do município, que são assistidos pelo grupo de voluntárias intitulado “Mulheres Iluminadas”.

Para viabilizar a realização de procedimentos e exames no próprio município, o deputado se propôs a articular uma reunião com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, e viabilizar um mutirão de saúde no município. O parlamentar ainda falou sobre o novo projeto, desenvolvido pela pasta, de desenvolvimento das policlínicas regionais e disse que essa seria uma importante alternativa para desafogar o Hospital Aristides Maltez, referência no atendimento de oncologia localizado em Salvador, para onde são encaminhados a maioria dos pacientes do município da Região Metropolitana de Salvador (RMS).

A concessão e renovação de títulos de utilidade pública estadual, para assegurar a ampliação de suas ações também esteve na pauta. “O título legaliza as entidades e viabiliza, dentre outras coisas, a captação de novos recursos por meio de convênios junto a outras entidades e até mesmo ao Governo do Estado”, explica a secretária municipal de Comunicação, Vanessa Dantas. A reunião contou ainda com as presenças de representantes de segmentos industrial, de saúde humana e animal, de assistência social, além da equipe técnica do parlamentar.

Em relação ao trabalho voluntário, desenvolvido pela Probichos, de resgate, acolhimento e tratamento de animais de rua, abandonados ou vítima de maus tratos, o gabinete sugeriu o serviço de castração, com envolvimento de uma equipe de veterinários do Hospital Veterinário da Ufba, evitando a situação de vulnerabilidade.