Deputado Rosemberg é o mais novo cidadão santoamarense

Publicado: 15 de junho de 2019

O que Caetano Veloso, Maria Bethânia, o professor Jorge Portugal e o deputado Rosemberg Pinto (PT) têm em comum? A cidadania santoamarense. O parlamentar recebeu, nesta sexta-feira (14) – data magna que celebra a entrada da cidade na luta pela independência do Brasil, em 1822 – o título de cidadão honorário de Santo Amaro.

“Agradeço imensamente a concessão de uma honraria grandiosa como a de Cidadão de Santo Amaro. Ser cidadão santamarense é um orgulho muito grande para qualquer pessoa. Quero agradecer ao vereador Jair Oliveira e a todos os vereadores. Espero continuar contribuindo com essa cidade, referência para o mundo”, agradeceu Rosemberg durante a cerimônia realizada no Auditório do Centro Educacional Teodoro Sampaio.

A honraria foi uma indicação do vereador Jair Oliveira (PSD), aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores, pelos serviços prestados ao município. “Em função da ajuda para que o Estado concedesse a regularização fundiária à cidade, para que o Estado concedesse a regularização fundiária do município, que possibilitou a concessão dos títulos de posse aos proprietários de imóveis”, justificou.

O processo de regularização fundiária em Santo Amaro teve início em 2016 e em fevereiro de 2019, o governador Rui Costa fez a homologação, que possibilitou a posse dos proprietários de imóveis para que os mesmos sejam escriturados, acabando assim com os “recibos” e facilitando créditos para compra, venda e reforma. Conforme Oliveira, cerca de 90% dos imóveis de Santo Amaro não possuíam escritura.

Nascido em Itororó (Médio Sudoeste baiano), o petista ainda possui títulos de cidadão honorário de: Salvador, Ilhéus, Itabuna, São Francisco do Conde, Conceição do Almeida, Gandu, Ibicaraí, Pau Brasil, e Firmino Alves.

Santo Amaro também adotou os secretários estaduais Arany Santana (Cultura), Maurício Barbosa (Segurança Pública) e mais 14 pessoas que somaram para o seu desenvolvimento como cidadãos honorários, além de 17 santoamarenses que foram condecorados com a Medalha Marquês de Abrantes, destinadas aos filhos e filhas da cidade que se destacaram na comunidade.