Deputado Rosemberg cumpre agenda durante festejos juninos

Publicado: 03 de julho de 2019

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) concluiu sua itinerância ao interior do estado, durante os festejos juninos. O parlamentar, que percorreu mais de 2 mil quilômetros e prestigiou oito municípios baianos, regressa à capital convencido de que a tradicionalidade da festa popular, de repercussão do forró, prevaleceu. No roteiro, visitas a Itororó, Ibicuí, Itapetinga, Itambé, Santo Amaro, Itajuípe, São Francisco do Conde e Dias D’Ávila.

“Essa é a maior festa popular, em capilaridade. Enquanto o carnaval movimenta mais a capital baiana, o São João acontece em todo o estado, descentralizando a geração de trabalho e renda”, define Rosemberg. Em São Francisco do Conde, os shows atraíram mais de 20 mil pessoas, por noite. Apesar da proximidade da capital, a ocupação hoteleira foi de 100% e a prefeitura também estima um incremento em hospedagens alternativas, por meio de aluguéis de imóveis. Foram cadastrados um total de 92 ambulantes e barraqueiros na festa.

Tradição

“Além dos shows nas praças, percebi um aumento nas manifestações ‘de rua’, com a apresentação de quadrilhas, casamentos, blocos de grupos culturais”, ressalta Rosemberg ao prestigiar o São João do município de Itambé, que teve a participação especial da quadrilha junina Balancê, grande vencedora do Festival de Quadrilhas em Ibicuí. O grupo está entre os dez melhores da Bahia, conforme o ranking divulgado pela Federação Baiana de Quadrilhas (Febaq). O deputado ainda ressalta que a Bahiatursa priorizou 95% dos investimentos a grupos baianos com características dos estilos musicais nordestinos.