Defesa dos interesses das pessoas com doença mental é política pública de extrema relevância para a sociedade, afirma Rosemberg

Publicado: 20 de abril de 2021

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta terça-feira (20), da Audiência Pública – remota – promovida pela da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com o tema: Efeitos da Pandemia na Saúde Mental, que recebeu, dentre outras autoridades, a coordenadora do Núcleo de Estudo e Prevenção do Suicídio / Secretaria de saúde da Bahia (SESAB), Soraya Carvalho, a diretora de Gestão de Cuidado / SESAB, Liliane Mascarenhas e o Professor Titular de Psiquiatria da Universidade Federal de Minas Gerais, Humberto Correa.

“Estamos debatendo o que tem de mais atualizado do ponto de vista do acompanhamento e da defesa dos interesses das pessoas com doença mental e, com isso, a gente sai de uma posição do século passado: em que as pessoas ficavam à margem da sociedade para debater um tema de socialização destas pessoas via carinho, relacionamento e convívio, por isso eu acho que a gente faz uma política pública de extrema relevância para a sociedade”, avaliou o titular do Colegiado e líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto.

O parlamentar ainda elogiou a iniciativa da Comissão de Educação e ressaltou que a atividade fortalece a Comissão e o Poder Legislativo. “É um tema de extrema relevância, fundamental pra uma política pública na defesa da vida das pessoas. Quero parabenizar a deputada Fabíola por mais uma audiência que fortalece a nossa comissão, fortalece a Assembleia Legislativa e gera debate de um tema tão caro pra sociedade brasileira”, concluiu.

Ainda participaram do encontro os deputados petistas Bira Coroa e Fátima Nunes, a Defensoria Pública da Bahia, representantes dos profissionais de psicologia, serviço social, Centro de Valorização da Vida e pacientes.