Cultura em Movimento: Projeto de Rosemberg estimula juventude no Litoral Sul e Médio Sudoeste

Publicado: 08 de novembro de 2021

Política e juventude aliadas através da arte. Assim é o projeto Cultura em Movimento, promovido pelo deputado estadual baiano e líder de Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Rosemberg Pinto (PT).

Os encontros aconteceram nos últimos sábado (6) e domingo (7), em Itapetinga e Itabuna, respectivamente. Diversos representantes jovens participaram da ação que contou com oficinas de dança ministradas por professores formados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Entre as oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de aprender sobre Dança Contemporânea, Jazz e Dança Afro.

Além do encontro artístico, os jovens tiveram oportunidade de dialogar com o deputado sobre política e arte.

“Esse é um momento de podermos conectar esse jovem, através da formação artística para a política. A arte também é um movimento político, e eu faço um chamamento aos jovens: venham para a política. Não precisa ser pelo meu partido, mas é importante que a política seja renovada. Eu já tenho 65 anos e precisamos de mais jovens no ambiente político”, defendeu o parlamentar.

O evento, organizado pela assessoria da Juventude do mandato, através do secretário parlamentar Nivaldo Millet, contou com a presença de jovens de cidades do território de identidade do Médio Sudoeste: Itapetinga, Itororó, Itarantim, Itambé, Maiquinique, Macarani, Firmino Alves, Itaju do Colônia, Potiraguá , Catiba e Iguaí. Do Litotal Sul, participaram jovens das cidades de Itabuna, Pau Brasil, Coaraci, Floresta Azul, Barro Preto e Ilhéus.

“Não tenho dúvida que essa iniciativa contribui de forma efetiva para renovação política, as vezes temos um olhar burocratizado sobre ela, mas é importante se atentar que os mecanismos que podem aproximar a juventude da construção política rompem essa ótica, a sociedade mudou e a nossa estratégia precisa ser pensada e construída pela própria juventude”, disse Rosemberg.

Novos Rumos

O projeto acontecerá mais duas vezes nas cidades de Itapetinga e Itabuna, mas irá correr para outras regiões do estado. Em ambas as cidades, os alunos assistiram a apresentações artísticas. Na cidade de Itapetinga, as apresentações ficaram a cargo do corpo de baile Dina Cardoso e, em Itabuna, com a apresentação do bailarino Iago, de Coaraci.

O ponto alto das apresentações aconteceu com o grupo originários Tupinambá Toré da Aldeia Bahetá, de Itaju do Colônia.

Por Ingrid Machado / Ascom