Cruz das Almas: Fazedores de cultura popular participarão de oficinas de elaboração de projetos para disputar editais

Publicado: 29 de julho de 2021

Na semana dos aniversários de 124 anos de Cruz das Almas e 34 anos da Casa da Cultura Galeno D’avelírio, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou de uma roda de conversa sobre os desafios e as potencialidades culturais do município do Recôncavo da Bahia.

O encontro, promovido pelo vereador cruz-almense Pablo Rezende (PT), nesta quarta-feira, 28, também reuniu a secretária de Cultura da Bahia, Arany Santana; o diretor do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), André Reis, da direção da Casa da Cultura Galeno D’avelírio, artistas e frequentadores do local.

A primeira providência do encontro será a realização de oficinas para participação de editais.

“A discussão terá continuidade com a Secult que vai implementar ações para garantir a praticidade do que foi conversado, através da capacitação para participação dos editais, construções coletivas e a revitalização da cultura em Cruz das Almas e região”, afirmou Rosemberg.

Titular da Secult, Arany Santana verificou a necessidade de capacitação, principalmente dos representantes da cultura popular, para obtenção de recursos via editais – de iniciativa pública ou privada – e reforçou o início das oficinas para suprir esta carência técnica. “Estas pessoas que trabalham com a cultura popular precisam se instrumentalizar para ter acesso ao fomento, e é por isso que logo, logo faremos uma oficina com os técnicos do Centro de Culturas Populares e Identitárias e estes fazedores de cultura”, pontuou a chefe da Secult.

Acompanharam a comitiva a suplente da Câmara dos Deputados, Elisângela Araújo (PT), o empresário Nilton Cruz (PT), a chefe de Gabinte, Aldenira Sena, e o membro da Juventude do PT baiano, Nivaldo Millet.

Com 34 anos, celebrados, ontem, 27, a Casa da Cultura Galeno D’avelírio é um local que faz parte da memória afetiva da população cruz-almense. “A cidade tem uma relação próxima, de amor e afeto com esta Casa que já promoveu shows, oficinas, exposições e lançamento de livros”, diz a historiadora e presidente da Casa da Cultura Galeno D’avelírio, Acidailza Mascarenhas, que acrescenta, “em tempos de pandemia, de negacionismo e de desvalorização da cultura esta reunião foi muito importante”.

As líderes do Samba do Machucador, Telma Carvalho e do Samba de Enxada, Antônia Almeida, popularmente conhecida como “Branca”, celebraram o encontro. “É importante para o setor cultural ser ouvido pela secretária e obtermos orientações para melhorar o desenvolvimento da cultura”, disse Telma Carvalho. Por sua vez, Branca, exaltou ter satisfação de manter a tradição junto aos mais jovens, “sou agricultora e temos dificuldade para levar e manter a cultura, mas é muito prazeroso dar levar para frente a cultura e resgatar as crianças para elas darem continuidade”.

Por Ricardo Figueredo / Ascom