Camamu: Rosemberg participa da assinatura de ordem de serviço para construção de píer flutuante e recuperação de ponte

Publicado: 28 de abril de 2022

O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) participou, nesta quinta-feira (28), da assinatura da ordem de serviço que dá início a construção de um píer flutuante e a recuperação da ponte de acesso à comunidade quilombola de Porto do Campo, em Camamu. A inauguração do equipamento de R$ 511 mil é prevista para setembro.

“Agradeço a atenção do governador Rui Costa a esta antiga demanda de mobilidade, que veio agregada de meios para produção de renda da comunidade, via a Car, dirigida pela minha amiga Ioná Queiroz”, enfatizou o parlamentar, que prometeu retornar “em setembro, para inauguração, comer uma galinha caipira produzida no PAIS e ajudar a fazer uma moqueca”.

A obra de infraestrutura está agregada a instalação de quatro Sistemas de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), direcionado para comunidades Quilombolas e Comunidades de Terreiro, neste caso, atenderão 25 das 75 famílias do local.

A iniciativa visa melhorar a capacidade de produção e o consumo de alimentos saudáveis, além de apoiar a produção de base agroecológica. Pretende-se também, com a iniciativa, dinamizar e fortalecer a organização comunitária, promover grupos de mutirões e aumentar a participação de jovens e mulheres nos processos coletivos.

Ainda estiveram presentes ao ato: a diretora-geral da CAR, Ioná Queiroz; a pré-candidata a deputada federal, Elisângela Araújo (PT); o vereador Nal da Canal e o presidente da Associação dos Marisqueiros Remanescentes Quilombola do Porto Campo, Zé Ramos.

Projeto Mandalas da Terra

Em seguida, o parlamentar seguiu para o distrito de Acaraí, mais precisamente no Centro de Umbanda Ogum de Ronda e Caboclo Itaiguara, para conhecer o PAIS, já instalado, similar aos que serão adotados na comunidade de Porto do Campo.

Em janeiro deste ano, Rosemberg esteve me Camamu para participar do lançamento do Projeto Mandalas da Terra.