Biometria: TRE-BA vai à Alba e apresenta logística que visa cadastrar 100% dos eleitores até 2020

Publicado: 03 de junho de 2019

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Rosemberg Pinto (PT) participou no Salão Nobre, nesta segunda-feira (3), da apresentação realizada pelo desembargador Jatahy Fonseca – presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) – da nova logística de revisão biométrica que será realizada via agendamento. A ação promete ser sem filas e visa alcançar 100% dos eleitores até o início de 2020.

Para o parlamentar, a iniciativa do presidente da Corte em dialogar com o Legislativo e usar a Casa das Leis para realização de uma audiência pública sobre o tema é inovadora. “Estou feliz pelo TRE ter vindo à Assembleia Legislativa e fazer a unificação dos poderes com a utilização do espaço da Casa para realizar a audiência pública sobre nova logística da biometria. É uma demonstração da interação entre os poderes”, verificou o líder governista.

A nova fase da revisão biométrica dos eleitores baianos vai priorizar o agendamento, que pode ser realizado via ligação gratuita para o número 0800 071 6505 ou pelo site agendamento.tre-ba.jus.br. A Bahia já realizou o cadastro biométrico de 70% do seu eleitorado que reside em 30% dos municípios, mas ainda falta quase 3 milhões de eleitores, de 281 municípios, distribuídos por 108 zonas eleitorais que precisam informar seus dados biométricos à Justiça Eleitoral.

O agendamento vai evitar longas filas e ainda conforme Jathay Fonseca o eleitor que se programar vai usar em média 30 minutos do dia para fazer a biometria. “É um trabalho importante que amplia a regularização eleitoral dos diversos cidadãos, principalmente no interior do estado e aquelas pessoas com dificuldade financeira. A interiorização do sistema coloca inclusive postos avançados em cidades menores e nos distritos, isso ajuda bastante, uma vez que estes 30% dos eleitores estão distribuídos em 70% das cidades e eles precisam organizar o seu direito democrático de votar com a biometria”, explicou.