Com apoio de Rosemberg, Embasa vai contribuir na divulgação da campanha “Tenho Sede”, da ASA

Publicado: 20 de maio de 2022

Os integrantes da Articulação do Semiárido Brasileiro (ASA), Luna Laiza Almeida e Agnaldo Rocha, se reuniram nesta quinta-feira (19) com o presidente da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Rogério Cedraz, para solicitar apoio do órgão governamental ao programa; o encontro foi organizado pelo deputado estadual Rosemberg Pinto (PT).

Na reunião, os membros da ASA pediram ao presidente da Embasa que viabilize a possibilidade de arrecadação de recursos financeiros para o programa “Tenho Sede” – que visa a construção de cisternas de consumo nos estados do semiárido – através de uma pequena taxa cobrada na conta de água, por meio de doação voluntária do consumidor. Cedraz explicou que, no momento, não será possível atender o pleito devido a processos burocráticos da Embasa, mas se comprometeu em fazer inicialmente a divulgação do projeto e, assim que o empecilho for solucionado, colaborar de forma mais efetiva com a ASA.

Luna destacou a relevância que Rosemberg – líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia – teve para que o encontro ocorresse: “É muito importante a gente ter representantes políticos que apoiem causas e iniciativas como essas voltadas para dar acesso a um direito que é básico: o direito à água. É de um parlamentar assim que as famílias do semiárido precisam”, reconheceu.

Agnaldo lamentou a falta de apoio nacional para alternativas de abastecimento de água onde o sistema tradicional não chega: “Nós temos um período de 2003 até 2014 que tivemos como parceiros fortes o governo do Estado e o governo Federal, mas a partir de 2016 começa a acontecer um desmonte da política pública de cisternas no Brasil, e em 2021 o desmonte é total”. Segundo ele, ano passado foi o período mais crítico em termos de investimento da história do programa – pouco mais de três mil cisternas construídas, o que, na avaliação do especialista, é praticamente zero.

Para contextualizar, em 2003 – primeiro ano da gestão do presidente Lula e momento em que estava ainda “colocando o Brasil em ordem”, a ASA construiu mais de seis mil cisternas. Ao longo de sua história a ASA já construiu mais de um milhão de cisternas.

A ASA é uma rede formada por mais de três mil organizações da sociedade civil de distintas naturezas que defende, propaga e põe em prática – inclusive através de políticas públicas – o projeto político da convivência com o Semiárido. Essa rede conecta pessoas organizadas em entidades que atuam em todo o Semiárido, protegendo os direitos dos povos e comunidades da região. As entidades que integram a ASA estão organizadas em fóruns e redes nos 10 estados que compõem o Semiárido Brasileiro (MG, BA, SE, AL, PE, PB, RN, CE, PI e MA).

Devido a reuniões já previamente agendadas – o que impossibilitou a presença de Rosemberg – a chefe de gabinete, Aldenira Sena, representou o deputado no encontro entre o presidente da Embasa e o os membros da ASA.