Unanimidade: AL-BA aprova Bahiainsulina e suspensão da validade dos concursos enquanto durar calamidade pública do novo coronavírus

Publicado: 27 de agosto de 2020

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, na manhã desta quinta-feira (27), por unanimidade, os projetos do Poder Executivo que tratam da criação da Bahiainsulina e a suspensão do prazo de validade dos concursos públicos realizados no Estado da Bahia enquanto durar o estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

O líder do governo no Legislativo baiano, Rosemberg Pinto, responsável pela articulação do diálogo entre a bancada de Oposição e a Secretaria de Saúde estadual, celebrou a aprovação do Projeto de Lei (PL) nº 23.944/2020, que autoriza a criação da Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) “É um projeto de interesse mundial e da sociedade brasileira porque vai permitir a fabricação da insulina que é crucial para a vida de milhões de brasileiros”, justificou.

A Bahiainsulina será o primeiro laboratório a produzir insulina no Hemisfério Sul e vai reduzir a necessidade de importação do hormônio da Europa e dos Estados Unidos para tratamento do diabetes. Com sede em Simões Filho, a fábrica vai receber R$ 200 milhões em investimentos, subsidiado pela empresa ucraniana Indar.

“É fundamental à Bahia estender o prazo dos concursos públicos para preservar aquelas pessoas que não forma contratadas por conta da pandemia”, avaliou o parlamentar a respeito do PL 23.975/2020 que suspende, face à calamidade pública em saúde decorrente da pandemia do novo coronavírus, causador da COVID-19, do prazo de validade dos concursos públicos realizados no âmbito do Estado da Bahia.

Ainda foram aprovados os decretos de calamidade pública, válido por 90 dias, dos municípios de Formosa do Rio Preto, Teixeira de Freitas e Bom Jesus da Lapa.