Alba: líderes Rosemberg e Galo apresentam balanço em Live no Facebook

Publicado: 20 de maio de 2019

A convite da Liderança do PT na Assembleia Legislativa (Alba), o líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), apresentou um balanço, nesta segunda-feira (20), da sua atuação desde que assumiu a função no início de fevereiro deste ano.

Durante a entrevista ao programa “Minuto da Democracia”, apresentado pelo líder do PT, deputado Marcelino Galo, e transmitido ao vivo no Facebook, o parlamentar falou também do exitoso trabalho do partido do governador Rui Costa nos debates no Parlamento baiano e das reformas de Bolsonaro que, segundo ele, até então só atrapalham, com posições extremamente conservadoras e nada democráticas.

“Recebi carta branca para atuar da forma que costumo trabalhar, com transparência e verdade. Quando assumimos, havia uma queixa de que os deputados não tinham conhecimento aprofundado sobre os projetos que seriam votados. Socializamos essas informações, inclusive com a oposição, e também instituímos reuniões semanais entre líderes e vice-líderes”, destaca.

Ainda conforme Rosemberg, nos assuntos considerados mais complexos, os atores interessados passaram a apresentar os projetos na Assembleia Legislativa.

“Os deputados ficam mais conscientes do que estão votando. Isso ajuda na votação por consenso. Também temos tido uma receptividade muito boa na Liderança da Minoria, facilitando uma abertura no diálogo, o que tem ajudado a tocar os projetos na Casa”, afirma.

O deputado Marcelino Galo, que também fez um balanço da sua atuação enquanto líder do PT, falou da escolha de Rosemberg. “Parabenizo o governador Rui Costa pela escolha que fez. Sua trajetória de luta e formação, além da facilidade e respeito com que trata seus pares melhoraram a relação entre o Governo, sua base e entre o Governo e a oposição. Uma demonstração disso são os inúmeros projetos aprovados, por unanimidade”, reconhece. Fazendo uma autoanálise, Galo ressalta a tradição na participação da Executiva do PT, nas reuniões, e a relação com a militância que, segundo ele, não está no Parlamento, mas participa e precisa saber. “Isso ajuda no sentimento de pertencimento e reforça que não há só um diálogo, voltado ao governo, mas às representações sociais”, conclui.

Rosemberg também parabenizou Galo pelo dinamismo e inovação na liderança do seu partido, que conta com a maior bancada na Alba. “O PT na Casa ajuda a validar o debate democrático, ao pautar as agendas mais relacionadas aos interesses sociais e coletivos. Qualifica o nosso debate ao trazer as demandas de interesse da nossa militância e da sociedade que acreditou e acredita nos parlamentares que elegeram. É a bancada do partido do governador e isso é de grande peso”, finaliza.

Confira na íntegra a participação de Rosemberg: Minuto da Democracia