Ganhadeiras de Itapuã recebem moção de aplausos na Assembleia Legislativa

Publicado: 04 de março de 2020

As Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural formado em 2004, receberam uma justa homenagem da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba),  via Moção de Aplausos encaminhada pelo líder do Governo na Casa, deputado Rosemberg Pinto (PT), por ter sua história cantada na Sapucaí no samba-enredo da Escola de Samba Unidos do Viradouro que deu à escola o título do Carnaval 2020.

O parlamentar recorda que a história do grupo tem sua origem com “mulheres que lavavam roupa na Lagoa do Abaeté e faziam outros serviços em Salvador em busca da compra de sua alforria”, representa as lutas das mulheres e servem para ampliar os debates da sociedade neste mês de atenção às causas feministas.

Rosemberg destaca que o grupo é formado por mulheres que se reuniam para conversar sobre as antigas tradições de Itapuã, cantar e dançar samba de roda. A preservação da tradição durante cinco gerações é a base do grupo cultural, que proporcionou a conquista de diversos prêmios, entre eles o Prêmio Culturas Populares – Mestre Duda 100 Anos de Frevo, concedido pelo Ministério da Cultura; duas vitórias no Prêmio Música Popular Brasileira e, em 2016, participaram do encerramento dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Ainda na capital fluminense elas participaram do Festival Back to Black onde também se apresentaram Alcione e Gilberto Gil, Festival Villa-Lobos, no Teatro Tom Jobim; já em Salvador, do 20º Panorama Percussivo Mundial. Também compõe o rol de apresentações nos shows de Caetano Veloso, Maria Bethânia e Nós Os Tincoãs com Mateus Aleluia.