Agricultores de Valente comemoram entrega de trator via emenda de Rosemberg

Publicado: 11 de abril de 2019

Produtores familiares do distrito de Santa Rita de Cássia, em Valente, na região sisaleira da Bahia, estão otimistas com o início do plantio. Além da chuva, que já chegou na região, a comunidade já pode contar com um trator, totalmente equipado, entregue via emenda parlamentar, indicada pelo deputado Rosemberg Pinto (PT).

Para oficializar e marcar esse momento tão esperado, um ato simbólico de entrega das chaves foi promovido nesta semana e contou com as presenças de agricultores, autoridades e lideranças locais.

A presidente da Associação Comunitária de Santa Rita de Cássia, Marizete Lopes, falou do quão esperado era esse momento. “Já estamos trabalhando com ele, dia e noite, nas propriedades, e a expectativa é de aumentarmos a produtividade na lavoura e aumentar a renda das famílias”, comemorou.

O produtor Alisson Lima Araújo, 19 anos, chegou orgulhoso operando a máquina. “Sou produtor, técnico agropecuário e, recentemente, conclui um curso de tratorista pelo Senar. Com o conhecimento adquirido, incentivo os outros jovens da comunidade a se capacitarem. Com o uso adequado dos implementos, vamos garantir maior eficiência, bom desempenho, evitando a erosão e maiores prejuízos, nos processos de gradagem da terra”, explicou.

Para a vereadora valentense Leninha Firmo (PT), que encaminhou a demanda ao deputado e esteve envolvida diretamente na ação, um equipamento desse, numa comunidade agrícola como é o caso de Santa Rita de Cássia, é muito importante, porque além de atender diretamente o agricultor, prepara a terra para a lavoura, garantindo o sustento do povo.

“O maquinário vai garantir uma renda a mais para a associação, permitindo que outros projetos surjam na comunidade”, ressaltou.

Além do distrito de Santa Rita de Cássia, outras comunidades serão beneficiadas com a prestação de serviços: Capoeira, Manoel Lagoa, Alagadiço e Algodões. “Serão mais de 400 famílias atendidas. O momento é de agradecer o empenho do deputado Rosemberg em fazer essa realidade chegar aqui”, agradeceu a edil.

A solenidade de entrega do trator contou com a participação da chefe de Gabinete do mandato, Aldenira Senna. “Além de garantir um aumento da produtividade no campo, a intenção do mandato em trazer um equipamento agrícola para a comunidade é de agregar e dinamizar a vida do coletivo. Que as mulheres e, sobretudo, os jovens, se sintam incluídos nesse processo”, parabenizou Aldinha.