Publicado: 08 de agosto de 2018
O Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), reconhecido como importante instrumento de representação do segmento e de diálogo entre a sociedade civil organizada e o Governo, completa uma década de atuação.
Para celebrar esse marco histórico, acontecerá no próximo dia 4, às 9h, uma Sessão Especial, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), encontro proposto conjuntamente entre os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Olívia Santana (PCdoB).
Para Rosemberg, líder da Maioria no Parlamento baiano, o colegiado, de caráter consultivo, desempenha um grande trabalho na defesa de direitos da juventude, sobretudo no combate à invisibilidade histórica de alguns segmentos, a exemplo dos jovens negros e da zona rural.
Vinculado à Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), o Cejuve atua na proposição de estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual, apresenta políticas públicas inclusivas, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisa sobre a realidade da juventude baiana. Criado em 2008, via decreto, e fortalecido com a sanção da Lei Estadual em 2015, o conselho é formado por 20 representantes do Poder Público, entre titulares e suplentes, de secretarias que desenvolvem ações e projetos direcionados ao segmento, e 40 representantes da sociedade civil, entre titulares e suplentes, de entidades, movimentos sociais, redes de jovens e organizações não-governamentais.